Identificação Facial


Pensando na segurança dos estudantes, o programa Escola Tech também investiu em equipamentos de reconhecimento facial, oferecendo um sistema ainda mais reforçado para o controle da presença estudantil e de monitoramento de todo o ambiente escolar.

O reconhecimento facial dos estudantes segue duas logísticas: o externo, que é o momento em que o aluno é reconhecido na entrada da escola, em que automaticamente é enviado um mensagem para o seu principal responsável, informando a hora exata em que ele entrou na unidade de ensino; e também há o reconhecimento na saída, registrando o momento em que o estudante deixou as dependências de ensino.

Já o reconhecimento facial interno funciona exclusivamente dentro das salas de aula, em que totens são instalados na entrada da sala e reconhecem o rosto de cada estudante, registrando sua presença. Este serviço funciona como um suporte para os professores, que agora terão, de forma digital, a presença dos estudantes registrada no Diário Eletrônico, facilitando demandas rotineiras do ensino. Todos esses reconhecimentos são possíveis devido à conexão das câmeras digitais com o Sistema Integrado de Gestão Educacional (SIGED), que é o principal portal de informação e registro de atividades de toda a rede escolar da Semed.